ÒRÌSÀ
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Aguas Serro Tiago Geisler face 2012 Jequi FAz Santa Cruz |
O estudo da sabedoria antiga indígena yorùbá desenvolvido pelo nigeriano J. Omosade Awolalu dividiu os Òrìsà em três categorias: Divindades Primordiais, Ancestrais Deitificados e Forças Naturais Personificadas.
Divindades Primordiais são aquelas que existem desde muito antes da criação do mundo e antes do ser humano, por isso o termo Primordial ou Irunmolé. Eles emanaram diretamente de Olodumare e sem qualquer ajuda humana, são conhecidos também por Ara Orun, povo do céu.
Ancestrais Deitificados foram pessoas que viveram neste mundo depois que ele foi criado e tiveram um impacto muito profundo na sociedade yorùbá, foram reis, guerreiros ou fundadores de cidades que possuíram grande influência na vida do povo. Na tradição yorùbá, eles foram capazes de estabelecer um controle sobre certa força natural e fazer um vínculo de interdependência com ela, atraindo sua ação benéfica para eles próprios ou seu povo, enquanto enviava seus aspectos destrutivos para os inimigos. Para atingir esse grau de controle, os ancestrais faziam ofertas e sacrifícios. Mais tarde, de maneira notável eles desapareceram e transformaram-se no que hoje chamamos de Òrìsà. Tal desaparecimento não era morte verdadeira; em vez disso, foi a ocasião da metamorfose do ancestral em um Òrìsà.
Quando os Ancestrais Deitificados (Òrìsà) desapareceram da terra, seus filhos e seguidores começaram a fazer sacrifícios a eles e continuar as cerimônias que os Òrìsà faziam quando estavam na terra. Essa adoração foi passada de geração em geração e está viva até os dias atuais.
Forças naturais personificadas e fenômenos
Do ponto de vista yorùbá, qualquer elemento do mundo natural que tenha funções múltiplas e úteis para os seres humanos, tem um espírito habitado nele, alguns são muito proeminentes e eles também são Òrìsà. Entre eles estão a terra, rio, chuva, oceano, lago, o vento, arco íris, fogo, raio, montanhas, o ar, certas árvores e etc... Em certa ocasião, a adoração é dirigida ao Òrìsà no local onde o fenômeno natural se manifesta. Entretanto, são apenas aspectos dessas forças naturais, parte controlável por meios de rituais e outra parte completamente desconhecida que sempre permanecerá selvagem. Para o benefício dos seres humanos, os Òrìsà fazem a mediação entre a humanidade e as forças da natureza. Os adoradores de Òrìsà vêem as forças da natureza e o os ancestrais deitificados como indissolúveis e interligados, também podem estar presentes em forma de objetos consagrados através de encantamentos e sacrifícios, constituindo assim, um altar onde pode ser cultuado.
Ajè = òrìsà da riqueza, ligada a Olókun.
Ègbé Òrun = comunidades do céu, companheiros celestiais.
Egúngún = membros da ordem celestial e espírito dos ancestrais.
Erinlẹ̀ = caçadora de elefantes e médica dos deuses.
Èṣù = mensageiro divino, extensão do poder de Olódùmarè, òrìsà da encruzilhada (caminhos).
Ìyá mi Odù = Mãe primordial, esposa mítica de Òrúnmìlá e Mãe dos Bàbáláwo.
Ìyámí Osóròngá = mão ancestral, representação coletiva das genitoras ancestrais femininas.
Ibeji = orisá gêmeo da vitalidade e juventude.
Lógun ẹ̀dẹ = guerreiro e caçador.
Ọbà - primeira esposa de Ṣàngó òrìsà da domesticidade e casamento.
Ọbalúayé = òrìsà da Terra e fortemente associado a doenças infecciosas e cura.
Ọbàtálá = criador de corpos humanos; òrìsà de luz, pureza espiritual e retidão moral.
Odùduwà = òrìsà progenitor do povo yorùbá.
Ògún = òrìsà espírito do ferro, preside o fogo, a caça, a guerra e a tecnologia.
Okó = um caçador e fazendeiro.
Olókun = òrìsà dos mares e da riqueza vinda do oceano.
Olosá = divindade benfeitora protetora dos lagos e dos animais que lá habitam, tem proximidade com Olókun e Yemojá.
Onilé = mãe terra, base total da vida.
Orí = personificação da intuição espiritual e do destino do ser humano.
Òrúnmìlá = espírito da sabedoria, da adivinhação e Pai dos Bàbáláwo.
Osanyin = òrìsà da floresta, ervas e remédios.
Oṣùmàrè = divina serpente do arco-íris associada à criação e procriação.
Ọ̀ṣọ́ọ̀sì = òrìsà da caça, floresta, estratégia, conhecimento e viagem astral.
Ọ̀ṣun = òrìsà primordial, dona das águas do rio e suas riquezas, preside a fertilidade, o amor e a diplomacia.
Ọtìn = òrìsà de rio, caçadora e esposa de Erinlẹ̀.
Ọya - òrìsà do rio Níger; associado a vento, relâmpago, fertilidade, fogo e magia.
Ṣàngó = òrìsà dos trovões e relâmpagos, associado a guerra e a riqueza.
Yemọjá = deusa-mãe; divindade padroeira das mulheres e do rio Ogun.
Yemówò = esposa de Ọbàtálá.
Yewa = òrìsà do rio Yewa, da maternidade e dos filhos.