No sagrado Odu Okanran Odi, Ifa diz que: “A testa carrega a frente e a nuca carrega as costas........e que toda riqueza do irmão sênior, se torna a riqueza do irmão júnior”.
Ifá está nos ensinando nesse Odu que não importa se uma pessoa tem mais sabedoria que a outra, ou se um tem mais riqueza que o outro, ou se é dessa ou daquela religião, ou até mesmo se não tem religião, devemos respeitar uns aos outros como irmãos em Olodumare e aceitar as dificuldades, os limites, as vitórias ou sucessos de cada um. Uns vieram do orun (céu) para cumprir a sua missão aqui no Aye (terra) com certo grau mais avançado de sabedoria, de acordo com as experiências vividas em suas respectivas encarnações ou até mesmo como ensina a Tradição Yoruba, fizeram o ebó no céu e puderam escolher um bom Ori (destino) para vir para Terra. Outros menos afortunados, em virtude de sua pouca experiência vivida em atunwa (reencarnação - processo Divino da evolução espiritual) ou de não ter escolhido um bom Ori, passam aqui na terra por certas dificuldades e tem suas conquistas limitadas. No entanto, as escrituras sagradas de Ifa, que são as palavras de Olodumare (Deus), nos ensinam que não existe mal destino que não seja possível de ser consertado, ou seja, tudo dentro do culto de Ifa e Orisa pode ser transformado, para isso, é preciso ter paciência, fazer os sacrifícios corretos e orações a Olodumare e a Ori, pedindo para mostrar o caminho da transformação que levará a uma vida melhor.
Quanto aos bem-afortunados que fazem do seu sucesso a base para a vaidade, à arrogância e a presunção, certamente ainda não conhecem a “Lei do Rítmo”, uma lei universal implacável para os egoístas, ela diz que tudo que sobe, desce (é como as marés), tudo tem fluxo e refluxo e atua no universo para promover o equilíbrio da natureza. A “Lei do Rítmo” é o princípio manifestado da criação e da destruição, é a conversão de energia em potência e sinética, onde os opostos se movem em círculos, tudo para que o universo seja mantido em equilíbrio.
Nesse sentido, o Sacerdote, a Sacerdotisa ou qualquer pessoa de atitude mesquinha que utiliza métodos egoístas para provocar a queda do irmão e ainda pousando de bondoso (a), terão as leis universais como Juíz. O POBRE DE HOJE, PODE SER O RICO DE AMANHÃ.
Comments