top of page

O milho e a tâmara

Atualizado: 4 de ago. de 2021




A consciência humana está sendo coletivamente elevada pela fonte da Criação. Atos como vaidade, egoísmo, arrogância, apego e o materialismo disfarçado de espiritualismo também faz parte do nível espiritual de cada indivíduo. Cada ser humano (microcosmo) é parte fundamental do Todo (macrocosmo). Assim, se o mal é feito pra um ser vivo, seja um humano ou não, esse mesmo mal é feito para si mesmo e consequentemente para o planeta e para toda existência, atrapalhando a evolução da vida. Essa é a razão da Lei de Causa e Efeito, uma das Leis Divinas que passou a existir junto com a Criação e que nem Olodumare pode mudar. Contudo, é preciso respeitar o tempo e o nível de desenvolvimento da consciência de cada um, alguns se desenvolvem mais lentamente que o outro. A elevação espiritual é a principal razão da encarnação. Porém, assim como o MILHO que em 80 dias está pronto para colher, o mesmo não se dá com a TAMAREIRA que leva cerca de 10 anos para produzir seus frutos, é preciso que se respeite o tempo de cada um, certamente que todos alcançarão a Luz.

No culto de Ifá, os corpus literários nos ensinam exaustivamente sobre a prática da paciência. Então por mais difícil que seja, precisamos vivenciar a prática dessa virtude. É urgente entender a importância da tecnologia da informação em nossa formação sacerdotal, pois os novos tempos fez dessa ferramenta um instrumento de grande valor para evolução, no entanto, numa cultura que tem na oralidade o seu principal sistema de formação sacerdotal, temos que ter um mestre yoruba como fonte de formação e conhecimento, pois dessa forma é que estaremos praticando a cultura yoruba e consequentemente poderemos dizer que somos Sacerdotes. Não adianta, Ase (Axé) não pode ser comprado, não vem em certificado de iniciação ou em título que recebeu na Nigéria, tão pouco encontrado na internet.

Conversando com o meu Mestre Yoruba Baba Ifa Ogundeji Ifadamitan Elebuibon, filho carnal do meu Oluwo Baba Ifayemi Elebuibon, Araba de Osogbo - Osun State - Nigéria, ele me disse que fez o Itefa/Itelodu com 8 anos de idade e com 16 anos foi fazer o primeiro ebo riru e após 12 anos de estudo e vivendo a religião de Ifa, foi fazer o primeiro Itefa e mesmo assim acompanhado de um ancião. Compreendi que naturalmente numa cultura indígena e basicamente oral, onde uma pessoa que através do sagrado oráculo de Ifa teve a sua missão na terra identificada a ser sacerdote religioso, que se preparou com muito esforço e tempo de estudo, não vai entregar o conhecimento que adquiriu como se fosse um curso intensivo para um ocidental se tornar um Babalawo em poucos dias, então tenho que ter paciência no meu aprendizado, assim também funciona com os meus discípulos. Observo que os sacerdotes de Ifa que se destacam em nosso país também tem muito tempo de iniciação, esforço, estudo, sacrifício e ausência dos seus familiares, além de muito investimento financeiro e por isso estão fazendo a colheita de seu plantio. Logo, temos que ter paciência e esperar o tempo certo de qualificação, pois lidamos com vidas que certamente estão em desalinho com a natureza, a espera de encontrar algum enviado de Olodumare que se pressupõe ser uma pessoa qualificada culturalmente e moralmente, além de ser portador(a) de conhecimento para conduzir o consulente ao encontro com o seu destino.

Por que estou escrevendo isso? Alguns devotos de religiões de matriz africana, que tem o sustento material na cultura que já vem praticando, me perguntam: Babá, entrando para o Ifá, como que eu vou fazer com meus clientes e meus filhos de santo com relação com o que eu venho praticando até agora? A resposta é simples: Isefa não é iniciação é a primeira mão de Ifá, o devoto possui apenas o santuário de Orunmilá consagrado para adoração, proteção e estudo. Itefá, é iniciação em Ifá, onde o odu vai orientar sobre o destino do iniciado, se sacerdócio de Ifá, Orisá ou pode ser que o Ifá foi recomendado para a pessoa apenas para a proteção e melhor destino. Se a missão do iniciado for o sacerdócio, tem que aguardar o tempo de formação e a própria função já irá dizer como deve trabalhar. Com relação aos filhos de santo, buscar em Ifá a melhor orientação. Então até que tudo se defina, continua a fazer o que está fazendo. Ifá é fonte de prosperidade e não de dificuldade. Tem que aguardar o tempo de cada coisa. Ire o!










15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page